sexta-feira, 20 de abril de 2012

Publicações da Educação do Campo


COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.2 – A educação básica e o movimento social do campo

Autor: Miguel Gonzalez Arroyo e Bernardo Mançano Fernandes
Resumo: O volume que ora apresentamos é o segundo da Coleção “Por uma Educação Básica do Campo". O primeiro além de trazer uma introdução e um rápido histórico do processo, coloca à disposição o Texto-Base e as Conclusões da Primeira Conferência Nacional. Neste segundo volume estamos oferecendo dois importantes trabalhos. Um do Professor Miguel Gonzalez Arroyo e outro do Professor Bernardo Mançano Fernandes. O Professor Miguel Arroyo pronunciou em Luziânia, GO, no dia 29 de julho de 1998, uma palestra, a partir do que ele viveu, como pedagogo, em seus contatos com os Movimentos Sociais do Campo e de sua atenta presença no que estava acontecendo na Primeira Conferência por uma Educação Básica do Campo.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.3 – Projeto Popular e Escolas do Campo.

Autor: César Benjamin e Roseli Salete Caldart
Resumo: Este terceiro volume da coleção tem por objetivo dar continuidade à reflexão e ao debate sobre a Educação Básica do Campo, que mais sistematicamente vem sendo articulados, no Brasil, desde 1998. Visamos aqui, de modo especial, refletir num primeiro momento sobre Um Projeto Popular para o Brasil que nosso povo deseja construir e, num segundo momento, refletir sobre as escolas do campo e como elas se inserem na dinâmica das lutas pela implementação deste projeto.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.4 – Educação do Campo, Identidade e Políticas Públicas

Autor: Edgar Jorge Kolling, Paulo Ricardo Cerioli e Roseli Salete Caldart (org.)
Resumo: Em suas mãos o quarto caderno de nossa Coleção “Por Uma Educação do campo”, até aqui denominada “Por Uma Educação Básica do Campo”. Estamos mudando para deixar mais claro em nosso nome que a educação que queremos vai além do final do Ensino Médio e também dos limites da escola formal. A luta, portanto, continua e cada vez mais intensa alargando horizontes e obtendo conquistas bem substanciais.

COLEÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO – Vol.5 – Contribuições para a Construção de um Projeto de Educação no Campo

Autor: Mônica Castagna Molina e Sônia Meire Santos Azevedo de Jesus (org.)
Resumo: O quinto volume desta edição assumiu o desafio de contribuir com o processo em construção dos paradigmas da Educação do Campo. O Pronera, como experiência pratica e teórica de Educação do Campo, ao apoiar esta publicação, reafirmam o seu compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento à população do campo, seguindo como uma construção coletiva dos sujeitos sociais, em busca de um novo modelo de desenvolvimento para o campo e para o Brasil. A reforma Agrária é uma política estrutural para alterar o modelo de desenvolvimento vigente buscando maiores condições para a promoção da igualdade e justiça social para o conjunto da sociedade brasileira. A garantia da educação comprometida com os valores humanistas e com diferentes formas de produção da existência dos sujeitos é uma compreensão e uma prática reafirmada pelo Pronera estratégia fundamental na superação das desigualdades e construção do desenvolvimento rural sustentável.

Paulo Freire patrono da educação brasileira


O Diário Oficial da União publica hoje (16) a lei que declara o educador Paulo Freire patrono da educação brasileira. O projeto de lei foi aprovado no início de março pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, em decisão terminativa, por unanimidade.


Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o estudante assimilaria o objeto de análise fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído.



Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford. Foi preso em 1964, exilou-se depois no Chile e percorreu diversos países, sempre levando seu modelo de alfabetização, antes de retornar ao Brasil em 1979, após a publicação da Lei da Anistia. As informações são da Agência Brasil.

Secretários municipais de Educação conhecem o Pronacampo


O Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO) foi lançado em Sergipe na manhã desta quinta-feira, 19. O evento foi realizado durante uma reunião com secretários municipais de Educação de todo o Estado, no auditório do Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto.

Segundo a diretora do Departamento de Educação da Seed, Maria Isabel Ladeira, o objetivo do encontro "é fazer uma articulação com as prefeituras, prestar assistência técnica, além de passar informações sobre os prazos que devem ser cumpridos". A reunião foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Educação no Campo, Acácia Daniel, que passou dados sobre como está a educação no campo atualmente e apresentou o Pronacampo aos secretários.

"O Pronacampo é um reconhecimento histórico da dívida que o Brasil tem com trabalhadores do campo. Sabemos que historicamente é uma população que foi excluída do processo de educação. O programa vai ampliar as ações para o fortalecimento das políticas de educação no campo, visando atender aos pequenos agricultores, assentados e quilombolas", explicou.

Formação

Assinado pelo Governo Federal em 19 de março deste ano, o Pronacampo vai tratar da educação das crianças, jovens e adultos, além da formação dos educadores e construção de escolas. De acordo com Acácia Daniel, o programa vai beneficiar os alunos, pois os professores vão ter uma formação para atuar em áreas que antigamente não podiam.

Benefícios

Secretários e representantes dos municípios destacaram os benefícios que o Pronacampo vai trazer às suas cidades. Foi o caso do secretário de Educação de Nossa Senhora das Dores, Idalício Soares Filho. "Quando se trata de educação, todo programa é de suma importância para resgatar uma demanda que está reprimida. O Pronacampo vai dar às crianças e aos jovens do campo aquilo de que eles estão realmente necessitando em termos de conhecimento", afirmou.

Já Eliane Benevides Freire da Silva, coordenadora do Departamento de Educação de Laranjeiras, ressaltou que o programa dará aos alunos uma visão geral do seu cotidiano. "Uma metodologia aplicada na contextualização do campo é mais interessante para o aluno, que vai estudar um conteúdo que vai servir para ele no cotidiano. O bom do programa é que os estudantes não ficam presos ao conteúdo voltado para a zona rural; eles têm uma visão do todo", disse.

Marcos Antônio Ribeiro de Andrade, representante do município de Campo do Brito, afirmou que o Pronacampo, "além da ampliação e reforma das escolas, vai trazer também benefícios como a distribuição de livros adequados para as salas multisseriadas. Isso vem favorecer o ensino e o desenvolvimento da educação em nosso município".

Já a representante de Carira, Lílian Cristiane Bastos Valadares, disse que a cidade vai aderir ao Pronacampo "porque este programa vai ser de grande importância para a educação do nosso município devido ao grande número de alunos que nós temos em nossa cidade".

Pronacampo

O Pronacampo é um programa do governo federal de apoio técnico e financeiro com ações voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso à educação para as populações do campo. Ele prevê o incentivo e apoio à formação de estudantes das áreas rurais brasileiras.

O programa trabalha com quatro eixos: Gestão e Práticas Pedagógicas; Formação de Professores; Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica; e Infraestrutura Física e Tecnológica.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dicionário da Educação do Campo

Convite

Educação no campo terá mais recursos com medida provisória

Brasília (ACS/MEC) - Audiência pública promovida pela Comissão Mista do Congresso Nacional para discutir a Medida Provisória nº 562/2012, que prevê o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural, recebeu ontem, 10, o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim. Ele debateu as mudanças que o dispositivo traz para o ensino no campo.
De acordo com Paim, o Brasil melhorou os índices educacionais, mas no campo ainda há muito a ser feito. As ações previstas pela MP começam pela implantação do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo).
Com a medida, o apoio técnico e financeiro oferecido pela União às redes públicas de educação rural no Distrito Federal, estados e municípios se dará mediante a realização de um Plano de Ações Articuladas (PAR), feito em um ambiente virtual no Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec). O dispositivo elimina a necessidade de acordos, convênios ou contratos para o repasse dos recursos.
“A partir do PAR conseguimos atingir mais efetivamente os municípios com menor desempenho educacional”, explicou Paim. “Ao longo desse período conseguimos chegar aonde o Ministério da Educação nunca havia chegado, em termos de apoio técnico e financeiro”, disse Paim.
Além do PAR, a medida provisória também garante o repasse, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de recursos para estabelecimentos públicos de ensino de jovens e adultos, para os alunos que não tenham sido contados no Censo Escolar.
Será concedida, no campo, assistência financeira aos estabelecimentos de ensino beneficiários e aos polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O valor será definido com base no número de alunos matriculados na educação básica e na UAB.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

AÇÕES DO PRONACAMPO

No ùltimo dia  20,  a Presidenta Dilma lançou o PRONACAMPO, programa que atende em parte a  demanda da educação do campo. Vejamos o material socializado pela SECADI-MEC,  que deve ser lido com olhar critico e que requer agora uma articulação nacional que garanta sua implementação e controle social.